quinta-feira, 16 de junho de 2016

Pensamento de John Locke

      Preocupava-se sempre com a natureza do homem, a sua condição, os seus problemas morais e o sentido do destino. Locke também é considerado fundador do empirismo, ou seja, tem como base fundamental  o conhecimento através da experiência. Locke afirma que o ser humano nasce com capacidade de raciocinar, direito à liberdade e auto-interesse. Assim está ele no estado de natureza, em que nenhum homem possui mais do que o outro - não existe subordinação. A visão de sociedade para Locke está no individuo, mas no estado de natureza, já na visão de coesão social, a relação está com o pacto de consentimento, logo na visão de estado, ele se encontra na representação e na promoção da propriedade como base.
      Locke é um dos principais representantes da teoria dos direitos naturais, concebendo especificamente cada um dos termos dentro do estado natural, contrato social e estado civil. Ele se opõe a teoria aristotélica, indica ser a existência do individuo anterior à sociedade e o estado. Locke também emprega a noção de propriedade no seu significado especial em se tratando de bens móveis e imóveis, nessa concepção ele cita que a propriedade já existe no estado de natureza e é um direito natural do indivíduo. Para ele, “é na realidade o trabalho que provoca a diferença de valor em tudo quanto existe”.
      Nessa teoria, ele cita que existem inconvenientes relacionados à violação da propriedade, e que, é através do contrato social que os homens realizam a passagem do estado de natureza para a sociedade política ou civil. Esse contrato social funciona como uma espécie de consentimento, em que os indivíduos concordam livremente em formar a sociedade. Locke explicita os principais fundamentos do estado civil: o livre consentimento dos indivíduos para o estabelecimento da sociedade, o livre consentimento da comunidade para a formação do governo, a proteção dos direitos de propriedade pelo governo, o controle do executivo pelo legislativo e o controle do governo pela sociedade. Quanto ao direito de resistência ele afirma que toda ação contra um estado ilegal é uma ação legal e que homens livres não se submetem a grupos que tomam o poder pela força e impõem um regime de exceção e medo.
      John Locke estudou a relação entre a propriedade e o direito natural, definindo bases da democracia liberal e individualista, afirmando o uso do trabalho como ponto determinante para sua apropriação, servindo de inspiração para criação de varias constituições. Exerceu enorme influência sobre todos os pensadores de seu tempo. A maior parte de sua obra se caracteriza por oposição ao autoritarismo, seja ele: individual, político ou religioso. Acreditava na utilização da razão para obter a verdade.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário