quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Trabalho de Antropologia- Choque Cultural- (exemplo)

Universidade de Caxias do Sul
Aluna: Ellen Cristina Silveira de Jesus – Sociologia
Prof: Lili - Antropologia

Dê um exemplo de uma atitude etnocêntrica e de uma atitude relativizadora. Para tal, crie uma história sobre uma situação qualquer que envolva uma relação social que contenha choque cultural.


Cultura Urbana x Cultura Rural
           
            No cotidiano estamos a todo  momento vivenciando situações em que encaixamos atitudes etnocêntricas e também relativizadoras.Quando falo em cultura urbana quero dar um exemplo simples de um  adolescente em plena fase escolar (12 / 13 anos)acostumado com a vida da cidade,onde passa a maioria do tempo na escola, no transporte, em frente ao computador , com seu celular, com seu grupo de amigos já organizados na rede social, enfim acostumado com esse padrão de vida mais tecnológico e muito movimentado.
            Digamos que, depois de construir costumes e hábitos do seu cotidiano e estar adaptado a eles. Esse adolescente (em função de uma crise familiar),muda para o campo, e lá se depara com árvores, cavalos, vacas, rios ,matas fechadas. A luz é pra poucos, quem tem TV tem tudo e muitos nem luz têm. Nesse caso a tecnologia fica bem mais restrita, tem que ir a pé pra escola, a cidade mais próxima fica 100km de distância, ônibus que passa uma vez por dia, quando a péssima condição da estrada permite. Há muitas diferenças culturais em vários aspectos em relação ao meio cultural em que o adolescente vivia na cidade.
            Por um lado esse adolescente pode ter uma atitude etnocêntrica por não estar preparado para viver essa outra forma de cultura, podendo estar adepto de vários preconceitos em relação à vida no campo e considerando que  é melhor viver na cidade onde está próximo do seu grupo social e a cultura que ele já traz na bagagem. Por outro lado ele pode simplesmente estar interado para essa mudança, concordando e aceitando a nova cultura, procurando conviver em harmonia com o novo ambiente, se descobrindo através dessa nova cultura, nesse caso ele teria uma atitude relativizadora.

          Considerando que a cultura urbana e a cultura rural apresentam muitas diferenças na maneira de viver, esse é um exemplo de choque (choque cultural) entre uma cultura e outra. A situação da  mudança do adolescente já com sua cultura mais ou menos definida na cidade,  chocou-se com a ida  para o campo,onde a cultura é outra e da mesma forma ocorreria se fosse o contrário . A melhor forma para encarar tais situações e viver de maneira intensa é  aceitar as diferenças entre as culturas, evitando assim o etnocentrismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário