segunda-feira, 26 de maio de 2014

ORIGENS DA SOCIOLOGIA
A ORIGEM DA SOCIOLOGIA ESTÁ LIGADA A FATORES QUE CHAMAMOS DE UM DUPLO PROCESSO:

HISTÓRICOS/ SOCIAIS: transformações na estrutura da sociedade;

EPISTEMOLÓGICOS: transformações na maneira de pensar e abordar a realidade;

DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO/SOCIAL SÃO TRÊS OS ACONTECIMENTOS QUE MERECEM DESTAQUE:

-REVOLUÇÃO INDUSTRIAL XVIII - XIX: é de ordem econômica, onde o surgimento das máquinas alterou completamente as formas de interação humana, aumentou a produtividade e instaurou novas classes sociais (a burguesia e o proletariado). Juntamente com as mudanças econômicas vieram à tona novos fenômenos sociais: urbanização, aceleração do tempo, família nuclear e uma série de problemas sociais: proletarização, novas formas de pobreza e conflitos políticos.

-REVOLUÇÃO FRANCESA 1789/XVIII: é de ordem política, foi um fenômeno de maior importância, com a queda da monarquia e a instauração do sufrágio eleitoral democrático, os direitos do homem e as noções de liberdade, igualdade e fraternidade foram um terremoto nas tradições políticas da europa, esta revolução trouxe novos ideais políticos e inaugurou novas formas de organização do poder

-REVOLUÇÃO CIENTÍFICA: é de ordem cultural, o iluminismo foi um movimento intelectual que tinha como objetivo entender e organizar a sociedade a partir da razão para alguns  pensadores (Voltaire, Rousseau, Diderrot entre outros) a razão que sepultaria as trevas deixadas pela monarquia e pela religião. Esta transformação cultural já vinha acontecendo desde o renascimento XV(artes).

As transformações rapidamente esboçadas acima mexeram profundamente nas estruturas da sociedade, desencadeando novas relações econômicas, novas formas de organização política e ainda novas concepções e representações culturais. As revoluções industrial e francesa e o iluminismo sintetizam o movimento de transição da idade média e idade contemporânea, dando inicio á estruturação do mundo no qual vivemos hoje.

FUNDAÇÃO: AGUSTO COMTE, 1830, apresentou em seu livro “CURSO DE FILOSOFIA POSITIVA” a ideia de fundar uma física social (saber encarregado de aplicar o método científico para explicar a sociedade). Para compreensão destas transformações apontadas anteriormente era necessário fazer três apontamentos: 1- identificar quais as causas destas transformações; 2- apontar as caraterísticas da sociedade moderna; 3- discutir o que fazer diante dos problemas sociais;. Em 1839, Comte alterou o nome desta ciência para SOCIOLOGIA.

VIDA E OBRA: Auguste Comte (1798-1857) foi um filósofo francês. Criou a corrente de pensamento chamada "Positivismo". Auguste Comte (1798-1857) nasceu em Montpellier, França, onde fez os seus primeiros estudos. Em 1814 ingressa no curso de medicina na Escola Politécnica de Paris. Ficou conhecido da intelectualidade francesa depois que foi secretário do socialista Saint-Simon, de quem mais tarde viria a romper a amizade, por divergências ideológicas. Comte passou a estudar as possibilidades de esboçar em teoria, um modelo ideal de sociedade organizada. Em 1848, criou uma Sociedade Positivista, que teve muito adeptos e influenciou o pensamento de teóricos por todo o mundo. Importante ressaltar que as ideias do positivismo inspiraram até a inscrição da bandeira brasileira "Ordem e Progresso", inspirada no lema de Auguste Comte que diz: "Amor como princípio, ordem como base e progresso como objetivo". Suas ideias inspiraram o exército brasileiro e a proclamação da República do Brasil em 1889. O pensamento positivista pregava um modelo de sociedade organizada, onde o poder espiritual não teria mais importância, sendo os sábios e cientistas a primazia nas decisões. Auguste Comte morreu em Paris, França, no dia 5 de setembro de 1857. Obras de Auguste Comte: Plano de Trabalho Científico para Reorganizar a Sociedade, 1822, Opúsculos de Filosofia Social, 1816-1828, Curso de Filosofia Positiva, 1830-1842, Discurso sobre o Espírito Positivo, 1848, Discurso sobre o Conjunto do Positivismo, 1848, Catecismo Positivista, 1852, Sistema de Política Positiva, 1851-1854, Apelo aos Conservadores, 1855, Síntese Subjetiva, 1856.


Com base no texto responda as questões:

1-Quais acontecimentos históricos fundamentaram o surgimento da sociologia?



2- Explicite as principais mudanças ocorridas na sociedade após as revoluções e o iluminismo?




3-Qual o fundador da sociologia e o que significa sociedade positivista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário