Universidade
de Caxias do Sul
Centro
de Ciências Humanas
Licenciatura
em Sociologia
Disciplina
de Ensino de Sociologia
Prof.
Ricardo Baldazzare
Aluna
: Éllen Cristina Silveira de Jesus
Resumo
: Os objetivos Educacionais são necessários?
Por trás de cada ação pedagógica existe um
objetivo, partindo da reflexão do educador em relação ao compromisso que
assumiu com educando. O objetivos devem ser selecionados de acordo com a
realidade externa e os limites em sala de aula, neste momento o educador deverá
avaliar, analisar e selecionar aquilo que é prioritário e relevante, levando
sempre em consideração a realidade dos educandos em seu meio social, econômico,
político e cultural.
À partir destas observações ,
o professor poderá partir para construção do conhecimento. Um objetivo não deve
ser impreciso, pois apresenta desvantagens: “tudo que diz é tão amplo que nada
diz”( ter clareza na linguagem e conteúdos), “é impossível esperar que
objetivos vagos sirvam para orientar as decisões quanto sua relação de
relevâncias”( cabe ao professor refletir sobre a dimensão real dos
comportamentos que traduzem as expectativas dos alunos.
É fundamental que os educadores tornem
seus objetivos e sua prática, neste sentido torna-se imprescindível a “operalização”
dos mesmos, no sentido de exercitar a nossa capacidade transformadora, ou seja,
se os objetivos se referem a uma ação, tornam-se suficientes para orientar
nossas decisões.
Por fim , um objetivo deve ser expresso de
modo a garantir que ocorra a tradução do discurso verbal para a ação pedagógica
e isto se dá através da operalização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário